domingo, 13 de abril de 2014

Tudo Igual?

O que seria do branco se todos gostassem do preto? Sabe aquele velho dito popular? Então, ele não se aplica muito para quem vive em Malta. Pelo menos, não, no quesito moradia. Explicação: aqui, por determinação do governo, todas as propriedades seguem o mesmo padrão de construção (com os mesmos materiais) e cores.
Pode parecer falta de criatividade, pensamento retrógrado, autoritarismo, mas não é. O governo maltês optou por não "diversificar" as construções e as cores das casas por uma questão de preservação de identidade.


Mesmo assim, quem quiser "variar" pode enviar uma solicitação ao governo. O pedido deve estar acompanhado de uma explicação plausível para que a cor - somente, e não o padrão de construção - destoe.
Há casos em que os moradores mais "anarquistas" mudaram as cores e um ou outro detalhe de construção por conta própria, sem autorização ou comunicação prévia. Quando isso acontece, o governo acaba por ficar sabendo (lembre-se, Malta é uma ilha bem pequenininha se levarmos em conta as dimensões continentais do Brasil).
O que ocorre é que o morador recebe uma notificação para deixar o imóvel dentro dos padrões arquitetônicos. Se não o fizer em prazo hábil, ele corre o risco de ter de fazer à revelia e pior, tendo de pagar uma multa.
Em Valletta, a capital, os pedidos de mudança são - em sua maioria - negados. Lá, o cuidado do governo é redobrado porque a cidade ganhou, em 2008, o título de patrimônio cultural da humanidade, cedido pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação. Desde então, o país vem se esforçando para a preservação.

Um comentário:

  1. Olá boa tarde...
    Triq ...
    Olha na minha humilde opinião, concordo que devam deixar os prédio padronizados numa só cor, pois senão a maioria começam a viajar nas cores e não acho que fica esteticamente correta no visual.
    Grata por compartilhar e indique seus post mais vezes, pois gosto muito de apreciar e votar, e em algumas ocasiões comentar. Desejando um ótimo dia. Abraços sempre.
    ClaraSol

    ResponderExcluir

 
diHITT - Notícias