quarta-feira, 9 de abril de 2014

Gozo, A Ilha Irmã

Gozo é uma ilha irmã de Malta. O nome significa "alegria" em castelhano. Ela é a segunda maior ilha do arquipélago maltês (formado por Malta, Gozo e Comino), com uma população de, aproximadamente, 30 mil pessoas.
Separada de Malta por uma extensão de mar de cinco quilômetros, Gozo é "distintamente diferente" de Malta. A ilha é um terço do tamanho de Malta, com economia rural e considerada "mais tranquila" - sem agitação dos turistas. Gozo é tida, ainda, como paraíso. A viagem de acesso por balsa de Malta dura cerca de 25 minutos.
Por mais de dois milênios, Gozo "vivenciou" inúmeras mudanças. Durante toda a Idade Média, corsários, berberes e sarracenos invadiram a ilha. Em 1551, os últimos realizaram "um ataque devastador", fazendo quase toda a população escrava. De acordo com o governo de Malta, a ilha "nunca mais se recuperou disso".
Ela permaneceu nessa condição por séculos, até a chegada de cavaleiros, que transformaram a cidadela medieval. Eles se espalharam para o resto da ilha. Atualmente, os habitantes de Gozo têm sua própria personalidade. Possuem "diferentes estilos de vida", sotaques e dialetos. Os gozitanos, como são conhecidos, esbanjam simpatia e oferecem recepção calorosa chegando a para o que fazem para ajudar um visitante.
Gozo é bem servida por restaurantes, os quais contam com "alimentação boa e variada". Há, ainda, os cafés que oferecem pratos locais, bem como "menus continentais" e pratos das "cozinhas étnicas", como o chinês ou indiano.

0 comentários:

Postar um comentário

 
diHITT - Notícias