Este post é uma dica. Todo intercambista, viajante estilo mochileiro sabe que rotas alternativas - e mais curtas - são preferíveis. Se elas forem mais baratas, tanto melhor. Então, se você está em Malta, use e abuse dos ônibus.
O transporte público aqui não é lá aquelas coisas, também não é tão ruim. Se você é defensor da mobilidade - não que não deva ser -, esqueça. Se está cansado dos apertos de metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte ou Porto Alegre? Também esqueça. Espera educação na hora do embarque? Um conselho bom é deixar suas expectativas de lado, arrumar um par de moedas e de sapatos e aproveitar.
O sistema de ônibus é bem eficiente se você quer saber as rotas e os horários. Eles não são tão pontuais aqui como em Dublin, na Irlanda. Apesar de usar a mesma mão de direção (inglesa), que a capital da Irlanda, os veículos de Malta não possuem dois andares. Então, o povo tem de se espremer para caber nos ônibus.
Essa situação descrita, claro, depende da rota e do horário que você vai pegar o coletivo. A hora do "rush" é a pior. Há casos em que os motoristas simplesmente passam batido pelos pontos, por não caber mais passageiros.
Mas nem só de parte chata vive o viajante ou intercambista. Existe, também, o lado bom. As tarifas são muito convidativas. O preço inicial é 1,50 euro para o bilhete "all day" (o dia todo). Com ele, você pode pegar quantos ônibus puder num único dia até as 18h. Apesar de Malta ser uma ilha pequena, acredite, esses bilhetes serão uma mão na roda, porque os pontos turísticos ficam distantes mais de uma hora uns dos outros.
Quem não tem paciência para consultar as rotas nos mapas convencionais pode fazer uso do mapa do Google, pelo notebook ou pelo smartphone. É só inserir o ponto de partida, o de destino e esperar que os números dos ônibus sejam indicados. Mas preste atenção para embarcar, a mão é sempre contrária da do Brasil.
Também leve, de preferência, o dinheiro trocado. Alguns motoristas podem não ter moedas para lhe voltar no momento do embarque e você terá de se contentar com um "sorry, I don't have change" (desculpe, eu não tenho troco).
0 comentários:
Postar um comentário